sexta-feira, 4 de abril de 2008

Tomás Azevedo e o Imperio dos Sabonetes


Não é toda a gente, nem todos os dias, que alguém me faz andar 4 Km à pé para ir comprar um revista. Mas foi o que este rapaz me fez e conseguiu fazer. Desde já os meus parabéns por tamanho feito!
Mas foi isso mesmo que aconteceu, estava eu muito bem (na realidade muito mal) sentado no meu sofá na manhã, (madrugada!!!) de ontem a ver os noticiários matutinos quando surge uma referência a capa da Visão. Capa branca com uma foto de corpo inteiro de alguém que eu não consegui ver que era, mas que me apercebi, pela conversa do jornalista, ser um dos netos do Belmiro Azevedo.
Despertou-me a curiosidade e pouco depois punha-me a caminho, pelo meio dos pinhais, em direcção a papelaria mais perto de mim, 2 Km somente!, e compro uma revista que eu considero suprema ( assim como a Sábado) mas que eu rotulo como uma revista para ricos ( os pobres compram a Maria que custa 0.65 em vez dos 2.80, ams que só traz merdinha!) mas até nisso eu me lixei e lá desembolsei os meus tostões.
Chego a casa vou logo ver as 9 páginas de entrevista e de perfil do rapaz, com apenas 18 anos, que surge como capa de uma revista deste género. (o que é um feito! Eu só tive direito a um pequeno apontamento na capa da dita Maria! mas que dizia que uma coisa tao linda como " este as portas da morte, conheça o seu drama!")
Gostei do que li, gostei de ver um rapaz que deveria ser uma amostra da nossa geração, mas que é mais uma aberração na nossa geração! É pena, com mais homens como o Tomás poderia ser que isto mudasse, poderia ser que isto tomasse outro rumo! Mas não… e cá vamos andando a penar pela nosso triste existência!
Mas o mais giro que eu achei foi a sensação de ser um Narciso, de eu ser um Narciso! Mas o Narciso reflexo manhoso de uma água suja lodacenta e pestilenta, berçário de todas as doenças, eu senti-me esse Narciso!
Sim, podes achar um exagero, mas quem me conhece suficientemente bem e que lê, por exemplo os meus post, poderá ver algumas semelhanças…e também uma grande, magnânima e inquestionável diferença!
Um exemplo, também eu nos meus 15 anos me deixei fascinar com os processos de saponificação (saponificação e não sabonificaçao como vinha na revista! Saponificação é o nome da reacção que se dá quando se junta uma gordura acida, acido oleico, palmítico ou desse género como uma base, da qual reacção resulta o sabão e a glicerina que ainda poderá se reutilizada como reagente para novos sabões e ainda mais delicados e refinados), na técnica refinada de transformar algo como a banha de porco em glicerina e depôs a glicerina em tão delicados sabonetes! Pois é quase ninguém sabe que os sabonetes, os mais naturais, são matéria transformada de gordura animal!
Eu vi e li sobre isso e tentei fazer sabão em casa com a banha de porco( roubada ao pote da banha que se usa para a nossa alimentação ) com o desentupidor de canos ( soda caustica , para os mais químicos hidróxido de sódio) , isto foi o que eu fiz…
O Tomás não, ele não tentou fazer sabonetes na casa de banho lá de casa, não! Ele foi visitar logo uma fabrica de sabonetes e sabões, só a mais prestigiada e uma das mais antigas fabricas de sabões a Saboaria e Perfumaria Confiança, e pouco tempo de pois a empresa era comprada pela Change Partners da qual a Sonae detêm 25% e logo a fabrica sofreu um bum económico que leva o nome Confiança alem mar e esta agora nas banheiras das celebridades…
Pois…nesta altura tu já deves ter visto a diferença entre mim e ele…é isso… euros!
O que seria do Tomas se não tivesse a capacidade de apresentar propostas ao grupo Sonae, o que seria do Tomas se a família dele não fosse a (como agora dizem que é) a segunda mais rica do país? Bem por certo iria tentar fazer sabonetes na casa de banho!
Em vez de ter uma conta nas mais valais da Saboaria Confiança teria um papa branca e pestilento na mão e que iria mostrar feliz da vida ao avô, reformado e que vivia lá em casa. Iria mostrara-lhe a sua conquista desse dia, ia-lhe mostrar que se podia fazer sabão e dinheiro de banha e desentupidor de canos…o que é que o avô lhe iria dizer? Por certo seria algo de género:

“ Para de fazer merda! Só fazes porcaria, a fazer sabão! Enquanto o podes comparar! És mesmo besta! Porquê é que não fazes algo de jeito por ti abaixo! Seu calão de merda! Lá porque andas com os livros as costas deves te achar muito bom!”

Pois por certo era isto que ele iria ouvir…pois foi algo do género que eu ouvi quando levei a mostrar aquela pasta meia amarelada e aguada.
Agora já viste a diferença, é clara! Só que nós as vezes não pensamos no quão clara ela é.
Não, não sou reçabiado! Não! Acho muito bem que o Tomas tenha feito isso! Se eu estivesse no lugar dele também teria feito, isso e muito mais!
Mas infelizmente nem todos podem ser Azevedo!
Mas dou-te os meus parabéns! Nem todos os filhos e netos de gente com poder (económico e de conhecimentos de interesses ) os iriam usar para tal! E feliz do neto, ou filho que tem nos seus antecedentes tão valorosa pessoa que escuta e vê o potencial das suas ideias!
Caro Tomás, se alguma vez leres isto (que o mais certo é não!) fica sabedor de que só com homens e mulheres como tu é que o mundo anda… só é pena ter que andar sempre com o dinheiro a frente! Mas isto sou só eu a tirar macaquinhos do sótão!
Sim, porque todos nós temos macaquinhos no sótão!
P.S. – quem tropeçou neste macaquinho e não sabe do que eu estou a falar poderá se dirigir a http://clix.visao.pt/Actualidade/Economia/Pages/tomasazevedo.aspx em vez de fazer como eu ( que sou estúpido como uma porta) e ir comprar a revista, mesmo que para tal tivesse que andar a pé com a caloreira que esta!! e gastar os pouco cobres e nqueis que tinha no bolso!

9 comentários:

Menina Ochoa disse...

Infelizmente nem todos podemos ser Azevedo... Há alguns que são Azeredo!
Bolas, por causa de um "v" olha pertenço ao Zé povinho! =P

Anónimo disse...

falares assim de um artigo de um menino riquinho...só me soa a inveja... e é o que estes artigos a falarem de meninos ricos querem parecer .... acho triste teres redigido um post tão grande sobre um triste artigo publicitario da visao .... e a sabado é a LUX/CARAS misturado com outro Marketing ....

Anónimo disse...

bem, entao se a sabado é a CARAS e a LUX misturadam este artigo ´da visao será o quê?
deve ser uma mistura entre a maria e a Ana, ( sim eu sei que existe a revista mariana!, talvez a visao tenha recebido umas boas pratas por este artigo!e todo ele é um cheirete de marketing
e nao me parece que quem escrveu o post esteja com inveja... o que ele constata é a realidade! por certo caso o rapaz nao fosse neto de quem é, acabaria por fazer sabao na casa de banho!
( e essa da saponificaçao é bem apanhada!!)

Anónimo disse...

Também eu, que devo ter macaquinhos no sótão, não resisti a comentar a notícia (http://urgenciainterna.blogspot.com/2008/04/o-toms-e-o-balaio.html).
É o que nos resta, não perder a lucidez.

Anónimo disse...

Cair no facilitismo de dizer que o miúdo é o que é por causa do avô ou do dinheiro é completamente básico. Ò gente ignorante, vê-se bem que o rapaz é esperto e super trabalhador. Quem dera a muita gente com dinheiro ter filhos assim. Deviam aplaudir em vez de criticar.

Faroleiro disse...

bem, eu na realidade nao estou a criricar!!!!se conseguisse ( sim voce ultimo anonimo!) o que eu escrevi poderei ver que eu até gostei bastante de sabere fiquei deveras contente por ver que alguem com possibilidades pode fazer uso delas para promover o país ( o melhor dizendo) a sua empresa!
se nao percebeu isso é porque nao leu bem...e isso meu caro apelida-se se iletracia!
mas tb lhe digo meui caro/a que o mais certo era se ele nao tivesse essas oportunidades e facilitismos por certo nao era capa da Visão! era amis um como muito soutros, com boas ideias, empreendedor mas que nao conseguiu fazer nada! pK? por nao ter acesso a um grande grupo finaceiro/empresarial!
é isso que eu digo no meu post!
acredito piamente que o Tomas é um bom futuro para este país, mas tenho a presença de espirito suficiente para ver que se nao fosse esse confunto de factores seria muito dificil ser-se algumas coisa!
ja agora: " pk se ocultam na sombra de uma anonimo? podem sempre dar a "cara" par se poder ter esta discusao de um modo serio e factual!

Faroleiro disse...

alias eu até gostava bastante de falar com ele! gostava de ver presencialmente a sua genialidade! que nao duvido! nao cou como muitos que se deixam prender em notas e percorsos academicos!

Anónimo disse...

Para mostrares inveja de uma pessoa como o Tomás tenho a certeza que és o oposto dele: Falido e pouco inteligente. Por isso é que és infeliz e não vais a lado nenhum. Desculpa a sinceridade. É para o teu bem!

Faroleiro disse...

bem, nao queiras medir inteligencia! pois ai eu digo-te que ficarias mal! agora será que vossa excelencia " theespecialone" nao tem capacidade intelectual para perceber o que o texto diz?! será que sou eu que sou estupido ou havera ai alguem que sofre de iliteracia?!
como já disse, e volto a repetir até que TODOS percebem, eu apoio e louvo a capacidade emprendedora do Tomas! Nada tenho contra isso! ainda bem que ele o faz!!! mas Tambem tenho a capacidade intelectual, dedutiva e intuitiva para ver o que esta entre as linhas!
agora,e masi uma vez, veem aqui rogar postas de pescada cobertos por um anonimato bacoco e despropositado que só me relança na prespectiva do algo mais! e tenho a certeza que tal atitude nao é digna de um Tomas, e sei bem que percebes muito bem o que eu digo!
se qurem falar, deem a cara! para que se posso espor correctamente argumentos e, com toda a certeza, no fim me daras razao! memso sendo tu quem es!
ah e outra coisa...se me chamas falido é porque concordas com a condiçao financeira propicia da sua familia!!!
bem cada qual tem aquilo que merece, se eu mereço ser assim só me resta toda fazer para o deixar de ser!