quarta-feira, 23 de abril de 2008

A grande Casa da Lapa

Sim eu sei que é longo, mas no fim vais achar delicioso este macaquinho!!!

“Lembro-me de uma casa, de aspecto senhorial, que existia ali para os lados da Lapa.
Era grande como grande era a família que nela habitava.
Haviam para ali ido já a alguns anos, pela mão de um senhor, a quem sempre chamaram o “pai fundador”
Todo era alegre naqueles idos anos de inícios de oitenta. Depois de um belo casamento com uma jovem que vivia no largo do Caldas, uma senhora muito dona do seu nariz, embora sem vontade real, passava as tardes do Igreja de São Nicolau, as manhãs na Igreja de São Domingos e não perdia o terço na igreja se Santo António.
Mas mesmo assim o casal era feliz, e juntos lá iam governando aquela casa da Lapa.
Numa noite, numa fria noite de Dezembro, ia o alegre casal em viagem de avião, em direcção à capital do norte, quando o avião onde iam caiu, não sei o que foi que o fez cair, mas de certo que não foi só a força da gravidade!
A casa nunca mais foi a mesma! Os filhos começaram na disputa dos bens, uns retornaram ao Caldas, outros ficaram na Lapa.
Os que estavam na lapa, no meio de torras, tricas e despotismos, lá arranjaram um cabeça de casal que a todos representasse, um individuo algo sisudo, alto, magro, e que vieram do Algarve, armado em D. Sebastião, e que agora habita lá para os lados de Belém, depois de um longo período em que viveu no velho casarão nas traseiras do Convento de São Bento, ali mesmo colada à estrela.
Mas o cabeça de casal também se fartou muito daquela casa e acabou por mudar para uma casa própria.
Muito tempo passou, e a casa foi-se degradando cada vez mais. Os filhos, os netos e até os bisnetos do “pai fundador” não se entendiam por nada! E a casa é que sofria! Foi metendo água, as telhas já estavam podres, as janelas presas por uns velhos gonzos, lá iam caindo e o grande moro que tapava a entrada já no era caiado há anos idos.
Acabou, no meio de tanto confusão, por se arranjar uma solução, um familiar que andara lá pelas Chinas e que falava muito num tal Mao, mas que agora era pescador, e arranjara uma grande fortuna a vender cherne no mercado da ribeira, ajudado pela esposa e por um tal de Oneil.
As coisas estavam tão bem que também este fez um filho casar com uma outra jovem que, por acaso também vivia lá para o Caldas. Esta tinha um nome diferente, mais simples, de duas letras só, e iguais, mas continuava a ser um beta da melhor espécie, mas tinha os dentes de tal maneira brancos que até ao longe, no breu da noite se via.
Mas ao casamento não durou muito, traição, sim acabou em traição.
O filho pescador de Cherne enamorou-se por uma outra jovem, uma tal que vivia na Bélgica, e que comia batatas fritas, uma senhora fina, embora já de alguma idade, mas que ia fazendo umas plásticas frequentes, mudando o nome até, para que se parecessem nova.
Bem a casa parecia que ia ficar na total desordem, mas lá feio o menino-guerreiro!
Pobre coitado! Depois de ter vendido carapau enjoado nas praias da Figueira da Foz, resolveu vir vender carapau fresco para o mercado da Ribeira.
No meio de tanta confusão acabou também por ele ir viver para a casa da Lapa e, por inerência, para o casarão perto da estrela, e acabou também ele por se perder de amores pela mesma menina do Caldas.
Mas o namoro não tinha nada para dar certo! E, quando se iam para casar pela igreja, o padre, um já velhinho que vivia num casarão ao pé dos pasteis de Belém, não gostou muito e acabou por dizer um rotundo não!
Lá ficou de novo a grande casa da Lapa sem rumo! Depois deste menino veio outro menino, ainda pequenino, que não tinha muita força, a tísica tinha-o apanhado tal era o frio e as correntes de ar que se tinham lá pela casa da Lapa. Acabou por desfalecer.
A casa lá voltava a ficar perdida, mas logo veio um outro familiar, um filho mais velho que tinha ido para o norte.
Desde lá de cima, das caves do vinho do porto, veio ele a correr, para tentar salvar a casa,
Lá ficou uns meses, pintou a casa com uns laivos de azul, arranjou-a, e já dizia que queria também ir viver para a velha casa nas traseiras do Convento de São Bento.
Mas, sem que se perceba bem o porque, acabou por desistir, acabou por bater com a porta na cara de todos os seus irmãos.
Lá ficou a casa de novo sem rumo! Oh mal fadada casa!
Agora lá se tentam os irmãos se organizar!
Mas eles são tantos! Todos os dias surge mais um, uns até que já fazia vida monástica no Convento de São Bento, outros que já tinham quase vivido no casarão, até um primo distante que fira viver numa ilha no meio do Atlântico, que tinha uns negócios de bananas, açúcar e vinho que vivia numas barricas de Madeira.
Não sei se mais irmãos viram, quando o testamento for lido lá se saberá quem é que vai tentar substituir o “pai fundador”, mas a casa…já nada há a fazer com a casa!
Está podre o soalho, as traves do tecto já caíram, chove lá dentro como na rua.
Do Caldas já ninguém se lembra daquela família, e a casa da Lapa vai ficando numa ruína, para grande gáudio de quem vivia agora no casarão, no velho casarão nas traseiras do Convento.
Na tenho a ver com essa casa, a minha casa é um palacete ali no Rato, de fronte da antiga faiança pombalina, mas é sempre muito triste quando se vê uma casa cair.
O mais certo é a casa ser arrasada, e nela ser feito um prédio, um novo prédio para umas famílias ricas que vão lá viver em breve, ali bem no lato da Lapa.”

Poderia ser qualquer texto escrito pelo Eça, talvez o ramalhete, mas este é o meu macaquinho sobre a casa da Lapa, agora cada qual pode se dar ao trabalho de ler o que quiser!
Percebam o meu macaquinho como se fosse vosso!
Sim, porque todos nós temos macaquinhos no sótão!

4 comentários:

Anónimo disse...

Me fez pensar em algo que estou refletindo demais nesta semana... As pessoas me perguntam se alguém pode amar muitas vezes. Respondo que sim, podem, pois o amor tem muitas faces, formas e conteúdos.
Mas o amor que arrebata todo o ser, ilumina o espírito, que inebria a alma, que faz a pele se tornar uma... Não importando a dor que paga a si mesmo com o privilégio de ser, e não pode não ser o que é... e que faz a loucura ser bem-vinda como se fora sensatez... sim, esse amor só acontece uma vez... E poucos visitaram sua morada.
Os que de lá saíram...nunca lá deixaram...pois esse lugar se instala na alma...e impede que o mundo continue a existir...qualquer outro mundo.
Os que tentam viver outra vida depois disso....sofrem e não sabem mais fingir...gemem...se contorcem...e nenhum leito para tais pessoas terá outra presença se não a daquele amor.
Essa cócega que a maioria das pessoas chama de paixão e amor, na
maioria das vezes é apenas a distração do Vazio.
O verdadeiro amor jamais acaba, mesmo quando eros anda junto com ágape. Entende?
Quem tentar suportar a carga dessa pessoa que vive sob o encanto desse
amor...ganhará patadas, mesmo sem merecer; e se sentirá estranho e
desprezado, mesmo que entregue todos os seus bens por ele...
pois esse amor não está à venda...
e nem se impressiona com hotéis, viagens, riquezas e honrarias.
Uma choupana serve eternamente aos confortos desse amor...se o outro estiver ao lado...como ao lado sempre está... pois vive ao lado, esquerdo, onde até o cosmos se ajeita confortável, visto que no coração as estrelas ficam ainda menor que no céu...
Nada há maior que o lugar do amor...e nada é mais apertado do que ele... quando o outro anda longe dos olhos.

Gostaria de poder dizer que se pode amar com o mesmo amor muitas vezes. Mas sou cética. E os que me dizem que assim amaram durante a vida...e que foram muitos os seus amores...recebem em meu olhar descrença....pois esse amor é um só...é irrepetivel...e quem um dia o beijou achará todos os demais lábios frios como os da morte.

Quem não quiser sofrer, não beije quem já beijou e foi beijado por esse amor!

Seu bem não tem cura!

O verdadeiro amor é a cura!

E quem sofre dele tem que abraçá-lo como dor, bem no meio do peito, e entregá-lo a Deus, a fim de que ele seja pura felicidade...nunca sem dor! Graças a Deus!
Mas é preciso ser ter força!

Mas repito: nem todos estão aptos a amar assim...simplesmente porque
temem perder o controle...e quem ama está fora de si...no melhor sentido ter se achado.
Entendeu?
Amor é paradoxo.
Ele vive na contradição.
Respira impossibilidades.
Crê no impossível.
Se alimenta de sua própria verdade.
Só pessoas muito fortes são capazes dessa entrega!

É um belo texto de Caio Fabio que estou refletindo nesta semana.

Fica pra você!!!

Um beijo.

Faroleiro disse...

Pietra, eu agradeço tao sentidas palavras! aconlhias com agrado e fez-me pensar em muita coisa...
mas nao pode deixar de sorrir com um facto: este texto é demarcadamente politico! nao sei se tem acompanhao uma crise que o segundo maior partido portugues tem passado, mas é sobre essa crise de sucessao que este texto se refere.
a grande casa da Lapa é onde é a sede do referido partido, e todas as personagens sao antigos dirigentes desse partido, mas todo envolto num envulocro para nao ferir os elementos desse partido.
NAo leve a mal, é normal esta situaçao, este engano, mas fique a saber que nao achei que fosse grande engano!
até gostei!
Beijo para si tb!

Anónimo disse...

Que engraçado esse erro!!!
Foi muito poético o olhar para um partido e sua crise. rs*
Eu não tenho problema em errar... Sempre rio deles... E dos problemas!!

Nunca ia saber que se referia a tal condição.
Aqui no Brasil não passou nada referente a tal caso, não saberia...
Mas além de engraçado, acredito que nada é por acaso...
Não acredito em acasos!!

Fica pra você esse texto, e apartir de hoje me dedicarei a leitura dos acontecimentos de Portugal por aqui, na net. rs*

Um beijo.

Faroleiro disse...

ah, nao se peocupe com isso! nós cá tambem é muito rara termos assim informaçoes muito concretas sobre o que se passa ai em Terras-de-Vera-Cruz!
alias, posso-lhe dar uam exemplo: aquela historio do padre que foi voar com baloes de HElio, eu só soube disso por uam canal de televisao Alemao! LOL
Aqui em portugal, esta é uma altura muito politica, entre os dias 25 de Abril e o de MAio, com as comemoraçoes da revoluçao de 1974, o pessoal fica assim, mais politizado!
no meio de tanto fervor ha pessoal que se torna melitante de um apartido que mal conhece! ( lol era bom, mas cá em portugal o pessoal nao quer saber de politica!! nao sei se fazem bem ou mal...mas devem ser felizes assim!)