quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pensamentos sobre a TTT



Hoje decidi meditar introspectivamente (trabalhos me dessem!) sobre a chamada TTT…não, não é nenhuma referência a um novo tipo de explosivo nem coisas assim estou a falar na Terceira Travessia do Tejo, sim vou falar sobre as polémicas pontes entre a capital e o deserto que afinal não é assim tão deserto!
A primeira coisas que eu tenho a dizer, e que muitas pessoas ainda não se aperceberam, é que a principal função da TTT é o transporte ferroviário! Sim a ponte é feita em primeira estância para colocar o TGV e o comboio suburbano no outro lado do rio, isto é ponto assente! A componente rodoviária é um mero acessório! Isto é não se ia fazer uma ponte toda maluca só para passar comboios! Isso era mandar dinheiro ao lixo, neste caso ao rio! Assim faz-se também um tabuleiro rodoviário que vira a estabelecer uma terceira ligação com o sul ao nível de Lisboa! Nisto o Estado irá poupar muito uma vez que mata dois coelhos de uma cajadada!
Agora localização da ponte:
Para a RAV (organismo estatal responsável pele implementação da alta velocidade em Portugal) sempre disse que para eles só a ponte Chelas – Barreiro servia os seus interesses (os verdadeiros interesses par se fazer a ponte a Alta Velocidade) mas mesmo assim lá se fez o estudo do LNEC entre as duas opções não fosse a outra ser melhor e ai era fácil fazer-se a mudança, para alem desta travessia já ser mais antiga que sie lá o quê! Já antes da Vasco da Gama se falava desta ponte e sempre anexa com o comboio!
Mas até aqui todo muito bem! Entre Chelas – Barreiro, Beato – Montijo, a diferença não será assim tão grande só meras situações técnicas e até paisagísticas que serão facilmente solucionadas se se tiver o cuidado necessário com a arquitectura da ponte nem isso será assim grande problema!
Mas agora vem aqui algo que me deixa flipado!
A oposição (não vou nomear o nome ao santo não vá ele me instaurar um processo!!!) continua a bater no ceguinho numa ponte entre Algés e a Trafaria!
Mas será que esta gente não tem dois dedos de testa!!!
1ª – A ponte é para o comboio! Não é para carros! Já virão o que seria alterar todo e fazer o TGV atravessar toda a Lisboa! Ou então não ficar uma estação em Lisboa…nem no aeroporto, no novo aeroporto!
2ª – Embora o anterior ponto acabasse logo com isso continuam a insistir! Esta bem, então e que tal termos a torre de Belém o padrão dos descobrimento e toda a zona ribeirinha mais turística do país enclausurada entre duas pontes?! Devia ficar mais que lindo!
3ª – não sei se alguém que apoia esta travessia se terá dado ao trabalho de pegar num mapa, para já não dizer em ir ao local que isso era como se Jesus descesse a terra! Mas se olharem com atenção poderão ver o imbróglio de tráfego automóvel que irai provocar! Pois der por onde der os acesso teria que ser feitos na A2! Isto é nos mesmos acessos da ponte 25 de Abril! O que era bonito! Filas e filas de transito para as duas pontes! Para alem de os acessos terem que passar por cima de uma região com uma significativa densidade populacional! Mas isso não era problema! Mas o 4º ponto certamente será!
4ª – A questão ambiental: ficam todos ai aqui del’rei por se ir fazer um ponte sobre terrenos que estão mais que contaminados e que com a nova ponte puderam ser requalificados (para alem de ir dar uma genica a uma região que estava a decair) mas alguém, algum desses senhoras já se deu ao trabalho de pensar no que tem na Trafaria? AH não sabem! Eu digo-vos! A paisagem protegida da arriba fóssil da costa da Caparica! Ah pois é! E para não passar sobre ela terão que passar sobre o quê?! O campus na UNL?! Deve ser! Ou então na área militar da costa de cão!
Pois também acho que isso não terá sido lá muito bem pensado!
Mas tenho uma sugestão:
Já que vai existir um TTT (que por certo será gerida pela lusoponte!) e que vai ser portajada, porque não tirar uma portagem de um das pontes? Ou reduzir o seu valor?! Porque não tirar as portagens da Ponte 25 de Abril ou reduzir o seu preço significativamente! Acho que isso é que seria uma boa obra!
Quem de justiça que avaliem isso, é certo, mas os meus macaquinhos acho que são bem tirados!
Sim, porque todos nos temos macaquinhos no sótão!

Sem comentários: