quarta-feira, 16 de abril de 2008

Os premios para a cultura apatria...



Tropecei, e o termo correcto é mesmo tropeçar!, com uma noticia que me deixou feliz, aliás não fui só uma foram duas! E dois prémios!
Não me lembro dos nomes dos agraciados (nunca dou muito bom para nomes) mas é sempre bom ver que o trabalho das lusas gentes é reconhecido, senão cá dentro, pelo menos lá fora!
O ministério da cultura italiano entregou um prémio de divulgação da cultura italiana a um poeta, deputado e tradutor português (porra só falta é mesmo o nome! Mas não me consigo lembrar!) por ter feito a tradução para português de vários textos da literatura clássica romana.
Um outro, um dramaturgo e actor que esta a representar uma peça de teatro sobre Filipe II de Espanha ou passado durante os eu reinado (e invariavelmente não sei o nome, sempre prefiro memorizar as pessoas pelos seus feitos) este recebeu também um prémio pela associação não sei das quantas para a divulgação e promoção no mundo da cultura latina.
Bem, até aqui nada de mais, o que é triste é em Portugal também não se dar prémios aos seus valorosos!
Sim eu sei que se dão muito prémio, mas que se tornam irrelevantes quando não tem nem grande crédito, quando não são divulgados fora das próprias elites, quando se tornam mais lobbis do que verdadeiros prémios. Que prémios são estes?! Que reconhecimento é este que é relegado para o fundo dos jornais generalistas?! Que honrarias são estas quando ninguém sabe de nada! (sim, eu não sei o nome deles, mas pelo menos sei que receberam!)
Não sei que cultura é esta que neste país impera?! Não sei, não!!
O nosso Nobel, que tanta honra nos deu, vive num auto-exilio numa ilha espanhola, já não sei se terá sido o José ou o Xosé que ganhou (ou ainda o rose!!:)).
Acho que em Portugal o ministério da cultura deveria de instituir uns prémios, uma espécie de Óscares que fossem divulgados como deve ser e que tivesse um júri fiável.
Sim eu sei que o Estado, pela pessoa do Presidente da Republica que agracia alguns eleitos com uma Cruz de Avis ou uma ordem do infante assim lançada como se fosse uma esmola, mas achava bem que o próprio ministério criasse estes prémios que não seriam uma honra por toda a vida de trabalho, mas pelo seu trabalho feito naquela altura e não à mais de 20 anos atrás! Não isso não estimula cultura nenhuma!
Agora podes vir com a tão típica resposta dos portugueses (e dos economistas!) de que o ministério não tem dinheiro, bem eu não estou a falar em prémio monetário (se ele viesse não série mau!) mas não estou a dizer que seria estritamente um valor em dinheiro! Pode ser uma estatueta qualquer, uma medalha (olhem podem ir ao refugo ou usar algumas das ordens honorificas do presidente!) nem que fosse, sei lá …um bibelò par ficar a ganhar pó num armário lá de casa!
Isso bastava, isso e uma cerimonia todo pipi a lembrar Hollywood, uns globos de ouro da cultura, tapete vermelho à porta do palácio da ajuda (sim para ficar em casa!) ou então num teatro qualquer, em são Carlos por exemplo!
Acho que isso era necessário e um estimulo bom, pelo menos moralizador da cultura em Portugal para que aqueles-que-eu-não-recordo-o-nome posso ser reconhecidos pelas suas obras cá dentro das nossas portas!
Mas isto sou só eu a pensar senhor Ministro da cultura! Mas acho que este macaquinho poderia ser reabilitado pelo seu ministérios, não acha?!
Sim porque todos nós temos macaquinhos no sótão!

P.S. : – sim e já não falo em benefícios fiscais para quem desenvolve actividade cultural …isso já era muito à frente!!!
P.S.S.- para todos aquele suqe quizerem saber os premio que o ministerio atribuiu vao a este link http://www.portaldacultura.pt/pdfs/merito.pdf e podem fazer a sua avaliaçao! eu acho que é altura de dizer basta de dar gloria à vida ( muitas das vezes já na morte!) e passar a dar visão à obra!, mas isto sou sou eu!!! e quem sou eu?!....Ninguem!

Sem comentários: