sábado, 5 de abril de 2008

Sindroma do Velho do Restelo


Em Portugal existe um doença muito grave, uma psicose que nos afecta a todos no geral e a muitos outro nos particular.
Nãos sei se terra sido o Camões a descobri-la ou a inventa-la, mas tenho a certeza que foi ele que a padronizou e lhe atribuiu um pomposo nome que ficaria para sempre imortalizado na memoria portuguesa, já que nos seus genes é inegável a sua presença!

“A síndrome de Velho do Restelo, para quem não sabe, é uma praga, uma peste e um surto epidémico que surgiu, lá vão mais de oito séculos, num região da mundo a que muito pomposamente se chama sota oeste da península ibérica. A psicose caracterizasse por uma inoperância do sujeito afectado por ela. Registada desde os primórdios da nacionalidade ela tem vindo a pautar grande parte da história dessa lusa gentes
A partir da altura em que nasce o bebé recebe o bacilo que potencia esta doença. A partir dessa altura já nada há a fazer já recebeu toda a carga viral e psíquica que o irá afectar para sempre”

Bem, isto poderia ser bem a descrição de uma doença constante em qualquer enciclopédia médica mas é bem verdade.
Cada vez mais, mas sempre foi assim, estamos rodeados por indivíduos que nos olham de soslaio e que arrogam saber do que não sabem e adoram lançar pragas e maus agoiros com as tipas palavras “ isso vai corre mal”, “ só fazes porcaria” ou ainda as mais usada “ isso vai dar em merda”, “ só tens ideias da treta”, “tu és mesmo parvo”.
Neste país matasse a nascença o que de melhor ele tem. Neste país retira-se ao seu povo a capacidade de crescer, não sei se será só ideia minha mas creio que estamos a viver um nova época senhorial onde à plebe se pode para não terem opiniões, para não formularem juízos e, ainda pio, para continuarem a viver no lodo, em vez de se dar as armas para poder vencer e para criar algo novo com as suas ideias.
E quem faz estes pedidos de inutilidade ao seu povo? Para além de muitos existem um certo grupo que tem poiso lá para os lados do palácio de São Bento. São sobre esse que me debruçarei agora.(sobre os outros terei tempo para afiar as minhas armas contra todos eles!)
Por agora não são a maioria, mas já o foram!
Até a muito pouco tempo não se fazia não sei porque, se por medo ou por falta de sapiência, mas quando do meio de todos os velhos do Restelo surge alguém com ideias, alguém que traça uma linha rumo a um futuro, que não se sabe se será bom ou mau mas que é o futuro, logo vem aqueles seres andrajosos rogarem pragas para o ar.
Lá vem quem nada fez clamar pelo que faz, lá vem o que se deixou ficar reclamar para si os louros de uma ideia que não foi a dele…
Assim é em Portugal!
O velho do Restelo fala mal daquele que tenta por Portugal em bom rumo (que ainda são alguns, felizmente!) daqueles empresários que mesmo pensando mais nos seus bolsos tentam fazer por Portugal mais do que qualquer um fez, faz, ou fará em toda a sua vida parasitária.
Não sei se as naus já terão partido para a Índia, não sei se já é tarde para começar a fazer os barcos, para lançar olhares ao futuro, mas sei que será tarde de mais quando no futuro olhar-mos para o passado e vermos o que não fizemos, nessa altura já será tarde, e virá de novo o Velho do Restelo, tirando néscios macaquinhos do seus sótão, dizer a expressão que adora “ eu bem avisei!”
Sim, porque todos nós, até os que sofrem deste síndrome, tem macaquinhos no sótão!

Sem comentários: