terça-feira, 22 de abril de 2008

As Feiras dos não-Livros


Hoje, depois de uma estranha noite onde os meus sonhos me levaram a uma inquietante situação que se Freud tivesse acesso haveria de ser muito bonito! Hoje não sei bem mas não me sinto assim muito bem, não sei, é um daqueles dias me que só da vontade de ficar na cama, nem que seja para ter sonhos estranhos, mas que para mim são muito concretos.
Mas bem, falando de outras coisas, agora estou muito mais atento aos movimentos das editoras e a todo o movimento que se faz, e polémicas que as invejas e as dor de cotovelo provocam…
A grande polémica que agora me tem saltado aos olhos é o caso das feiras do livro e das torras entre a APEL e a UEP, alias e como deve ser com a verdade que me move, as torras entre a Apel e Leya (que por acaso é a minha editora, mas nem estou a tomar posição!).
Bem essa acusação de que a Leya esta tentar tornar a Feira do livro num evento meramente comercial… é verdade!
Para que raios é que se faz uma Feira do Livro?! Não é para vender livros! Não é para levar a cultura literária a toda agente! A todos os que vão à Feira se não vão para comprar, vão para ver (sim que nenhum vendedor esta lá com uma caçadeira apontada à cabeça dos visitantes para que eles comprem!!!)
Se esses senhores só querem que as Feiras do Livro sejam somente uma oportunidade para arejar os livros, para lhes retirara o mofo pestilento das devoluções…bem para isso não é preciso ocuparem um jardim, um antro da prostituição, com tão pouco!
Eu sei bem o que é que esta gente tem! Têm dor de cotovelo, para não dizer mesmo dor de hastes! Numa altura em que se diz que o mercado livreiro esta em crise, em recessão, ou lá o que eles dizem, o grupo Leya tem tido, neste três primeiros meses, um desempenho que espanta até os mais optimistas, não será de estranhar que com um aumento de 17% no volume de vendas não quase invejas! Sim porque não se esqueçam na quantidade de editores que fazem parte da Leya, é muita coisa… e muita massa!!!
Não sei, mas acho que as Feira do livro devem ser algo que para alem de tentarem levar a cultura ao povo, o que se faz ali é vender cultura!!
Não estão lá a oferecer livros, pois não?! Se estivessem talvez essas críticas tivessem lógicas assim não! Assim estes são macaquinhos invejosos que certas pessoas lançam
Sim, porque todos nos temos macaquinhos no sótão!

Sem comentários: