quinta-feira, 10 de abril de 2008

Os princpios e os Fins

Hoje dei por mim, sentado numa esplanada, ao frio, pró sorte não a chuva, onde estive durante 2 horas a fazer esticar um café até ao infinito que isto não dá para mais e a alinhavar as minhas escritas para o próximo livro (que se todo correr bem irá sair lá para o Natal, mas ainda sem confirmação alguma!)
Bem, mas estava lá eu quando de repente me surge uma brincadeira moral, os princípios e os fins!
Se pensarmos bem, que tem princípios, quem é justo e tenta ser regido por uma norma moral se não elevada pelos menos normal, seria e justa para a sociedade nunca atinge os fins!
Existe aquela valorosa expressão “os fins justificam os meios” que eu sempre tive alguma dificuldade em ingerir (sim sou daqueles de princípios)
Mas sem me dispersar, quem tem princípios nunca chegam aos fins!
São duas palavras relacionadas mas que uma impede a outra!
Por certo tu nunca viste alguém de princípios a ter um bom fim, pois não?!
Não sei se será um Karma, mas se fosse quem teria princípios teria bons fins!
Ter princípios é condição natural para não se ter fins, pois quem tem fins o mais certo é não ter tido princípios!
Por exemplo: eu e as finanças!
Estou encurralado por causa dos recibos verdes (malditos sejam!), podia não os ter, podia fazer todo ao escuro, mas não! Tenho princípios e lugar na sociedade! Logo pago, segurança social, e coisas dessas, resultado pago mais a segurança social do que quase aquilo que recebo!
Para evitar isso lá foi eu hoje fechar actividade! Senão estava mesmo feito!
Mas eu sou assim! Antes pobre mas digno!
Sim, antes passar fome do que não pagar as minhas dívidas ao estado…sim é triste! E nunca chegarei aos fins!
Eu sei que nada tem a ver…mas se eu usasse todos os meios para chegar a um fim por certo estaria melhor! Muito melhor!
Quem tem moral, princípios e justeza acabara por ser morto, assassinado a dar de comer aos bichos pelos seus meus princípios enquanto que os imorais (ou amorais!) se iram rir e lançar escarro sobre ele, isso será sempre assim o esperto (a esperteza saloia) sempre se safará!!!
Mas não! Acho que os fins não justificaram os meios, e se o Karma existe ele irá se encarregar de fazer o que deve!
Até lá vou penando e vendo os outros, os dos fins, a ficarem bem e um no lodo a tirara macaquinhos.
Sim, porque todos nos temos macaquinhos no sótão!

Sem comentários: