quarta-feira, 2 de julho de 2008

Os economistas não percebem nada de historia, os economistas são políticos…os políticos não percebem nada de historia!


Hoje vamos fazer um exercício, construtivo e educacional, com vista a fomentar as ideias, as boas ideias dos políticos e de mais responsáveis pelo nosso pequeno país.
Poderá parecer um exercício de História, mas acredita que no fim…no fim vais ver a LUZ!

Entremos na máquina do tempo até ao fim do ano de 1929, local, Estado Unidos da América:

A crise estoirou, a quinta-feira negra levou a bancarrota meia América, o processo especulativo deu mau resultado, embora com algumas diferenças, os resultados são os mesmos, carestia de vida, pobreza, fome, crise…

Recorrendo aos manuais escolares surge a frase “ Estava na muda comprar acções pois era mais lucrativo investir na especulação do que na produção de bens”.

Em poucos anos, 2 ou 3, a crise havia chegado a todo o mundo (com excepção, clara, da URSS ).
Mas o que interessa não é isso, mas sim os meios de combater a crise:

Nesta altura surgem os regimes totalitários, (Salazar, Hitler, Mussolini (a Itália estava em crise já desde o fim da primeira guerra mundial)) mas quer estes regimes autoritários, quer os regimes liberais que continuavam a existir, precariamente, em Inglaterra, França e nos Estados Unidos optaram por métodos muito semelhantes.

* Redução das despesas publicas
* Desvalorização da moeda
* Lançamento de grandes obras publicas
* Aumento das taxas alfandegárias para proteger as indústrias nacionais
* Desenvolvimento da agricultura, industria e comercio
* Reorganização do sistema bancário e financeiro
* Controlo sindical e fomento das industrias militares (no caso dos regimes totalitários)

As medidas até podem parecer simples, são fáceis de falar, mas difíceis de fazer, mas com eles poderíamos relançara a economia e restaurar o estado providente garante máximo da estabilidade do país e de todos os seus habitantes!
Não é só cobrar impostos! Não! Não é esperar que os privados dêem o primeiro paço! Não!
É o estado, que se quer forte, que deve fazer isso!

Estas medidas iriam aumentar o emprego, a sustentabilidade económica, a confiança empresarial e todos nos teríamos comer para comer, uma cama para nos deitar e poderíamos dormir descansados sem pensar no que vai ser o dia a seguir!

A união europeia tem que bater o pé ao mundo! Tem que marcar uma posição! Tem que se deixar de joginhos políticos, e demonstrar que não é somente um grupo de velhos botas-de-elástico!
Não se deve aumentar as taxas de juros de estas vai lançar o “povo” na pobreza! Não se deve matar aqueles que pagam os impostos.

As políticas Deflaccionistas não servem! Não podemos aumentar impostos, controlar o crédito com o aumento das taxas de juros! Não podemos baixar salários! Não podemos diminuir a circulação de moeda! Não é isso que faz corrigir o desequilíbrio inflacionista! Não!! Isso só leva ao fracasso, ao aumento de carestia de vida, diminuição da recolha de imposto, a falência do estado e a estagnação lodacenta da economia.

Uma das teorias dos economistas é que a moeda forte afasta a moeda fraca, então se assim é afastem-se os dólares!
Nisso Salazar tinha razão, (o que custa dizer isto!) orgulhosamente sós não teríamos estes problemas, mas agora é tarde e devemos tomar medidas capazes, bater com o punho na mesa e dizer basta!

Basta de greves que não dão em nada! basta de se disser “ para quê fazer investimentos públicos? Para quê fazer um aeroporto, para quê fazer um TGV, para que fazer barragens!”
Pois meus senhores mas não se esqueçam que isso vai dar emprego a muita gente! Isso vai dar um vigor a economia que excede a vossa tacanhez politica de dizer mal de todo somente porque são da oposição, do contra!
Basta! Basta de dizerem coisas sem nexo!
Basta se lançarem mais achas para a fogueira! Somente causa mais instabilidade e fomenta a precariedade económica…pois é isso que desejam não é?!
Criar um caos total para depois tomarem o poder prontos para fazer um politica errada e que levará ao fracasso! Pois isto não queremos nós!
Lutaremos, lutaremos sempre pois sem luta nada teremos, pois sem um estado forte, providente e intervencionista que leve Portugal para mares de bonança!
Só com a nossa luta será possível, só com os nossos macaquinhos poderemos fazer d e Portugal algo mais que o desespero em que vivemos!
Sim porque todos nós temos macaquinhos no sótão!

Sem comentários: