segunda-feira, 7 de julho de 2008

Lisboa vai ardendo...


Quando escrevo estas palavras sou arrancado da cama por uma mensagem, um rápido ligar de televisão e tenho a terrível sensação de deja du, com algo a 20 anos trás…
A mensagem era lacónica “ incêndio enorme na Avenida da Liberdade!” e mais uma vez era verdade, mais uma vez o centro da capital de Portugal ardia, 20 anos depois do Chiado.
20 anos depois nada se fez, 20 anos depois de mais de um quarteirão, quase abandonado, ter sido reduzido a cinzas o mesmo repete-se!
Até quando? Até quando se vai assistir ao cair, ao abandonar, a destruição da baixa de Lisboa?!
Nesta altura o fogo já devorou um edifico devoluto, e alastra perigosamente sobre todos os outros, num mar de fagulhas e, já, de polémica e acusações…em tudo idêntico ao incêndio do Chiado, altura em que também os donos dos imóveis, Armazéns Chiado e Grandela, foram logo presos por suspeita de fogo posto….mas isso são outras historias, ou estorias…
O que é importante, depois de tratar dos vivos, é tratar de todos os edifícios, de todo o património histórico, de todas as vidas, poucas, que vão vivendo entre andares onde se acumula o lixo, papeis e toneladas de material altamente volátil e que lançara mais uma vez Lisboa numa sensação de perda, de negrura e luto.
Acho que é altura de se pegar na baixa da capital e renova-la! Um grande plano nacional para a renovação não só daquela baixa mas das baixas e zonas históricas de muitas cidades! Não só como é com o programa Polis, não se vai arranjar as ruas se os prédios estão a cair ou votados ao abandono! Não! Acho que é altura de mudar o rumo das coisas, agora que, ao que parece, este incêndio já esta controlado, agora será a altura certa para fazer a requalificação de deitar as mãos as obras! Não se pode esperara, se não…será muito pior!
Este macaquinho é um macaquinho importante, não será lido por ninguém dessa categoria, ma pelo menos tu ficas a saber o que os meus macaquinhos pensam.
Sim, porque todos nós temos macaquinhos no sótão!

2 comentários:

Inês Moreira Santos disse...

Soube aqui pelo teu blog deste incidente. :S Só depois fui ao site da RTP para saber ao certo como tudo tinha acontecido. Ando mesmo desinformada, isto até parece mal estando eu no curso que estou.

É uma tristeza que estas coisas aconteçam na nossa Lisboa. A Câmara tem de começar a preocupar-se com estas situações, assim como com os prédios velhinhos velhinhos em risco de ruir. Há que fazer alguma coisa para prevenir situações destas.

**

JP disse...

Foi assim que roma caíu!:P