quarta-feira, 16 de julho de 2008

o Nucleo do país


Sempre apoiei a ideia que um país para ser país, nação, pátria de pleno directo deve, acima, de tudo, ter a sua independência assegurada, e quando fala em independência não é naquela linha imaginaria que separa as terras lusas dos néscios espanhóis, sim eu sou patriota, luso e tanso como me apraz ler, e chamo nomes ao espanhóis, e depois?! Lol
Mas bem retomando, se um país não tem alimento que chegue para o seu povo, não é país, se não tem energia que chegue para o seu povo, não é pátria! Mas que mania é esta eu os economistas, sim porque foram eles!, de que e fica mais barato comprar não se produz?! Compra-se lá fora!
Mas quando a coisa lá fora dá para o torno nós, lusas gentes, ficamos a chupar no dedo e nas notas que poupamos!
Como pode um país estar a espera da esmola dos outros?! Como podemos comprara energia eléctrica ao exterior e não acautelarmos as nossas próprias produções?!
Que degredo das lusas gentes!
Apoio a energia nuclear, atómica para ser mais correcto uma vez que a energia nuclear é só uma pequena parte da energia atómica, da tal famosa equação E=mc2.
Sou a favor que se continue a explorar as minas de urânio para evitar que estas, deixadas ao abandono, sejam focos de contaminação radiológica e de um potencial calamidade pública com se tem vindo a tornar.
Agora também digo que se deve ter em linha de conta que genro de projecto é que se pretende para Portugal! Não se pode fazer estas coisas em cima do joelho!!! E como pode um país apostar em energia nuclear se a mais de não sei quantos nãos no são formados engenheiros nessas áreas?
Força com o atómico, com cabeça tronco e membros, na base do fomento e desenvolvimento do país e na luta pala independência energética, pois só um pais que se sustenta sozinho poderá afirmar que independente!
Mas isto sou só eu a pensar, eu e os meus macaquinhos!
Sim porque todos nós macaquinhos no sótão!

1 comentário:

Jesd disse...

Sou a favor da Energia Nuclear (ou Atómica, como queiras) mas sou prioritariamente a favor das Energias Renováveis...a Nuclear é cara, precisas de recursos (e o Urânio não é o único, até porque o português há-de acabar...e aí volta a dependência estrangeira...), mão-de-obra especializada que não é formada em Portugal (ainda...), é altamente perigosa em caso de acidente fabril produz riscos que ao não serem acautelados transformariam uns bons 20% de Portugal inabitáveis...mas somos competentes, e acredito na segurança que teríamos! Desde que, claro (e isto é o que os defensores não dizem...), a unidade fosse BEM LONGE de minha casa...