segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dia da Raça


Acabo de ouvir o “nosso” presidente a falar no dia de amanhã, o dia de Portugal…e qual não é o meu espanto, quando escuto da sua voz o termo “Dia da Raça!”…
Bem, fiquei um pouco boquiaberto, plasmado mesmo!
Depois de um 25 de Abril, de lutas anti-fascistas, depois de tanta luta pela igualdade, contra a exclusão…contra toda e mais alguma coisa…
Depois de tanto não a dar luta para acabar com essa coisa da Raça…e 34 anos depois o nosso presidente da Republica tem esse lapso linguístico de chamar ao dia de Portugal, de Camões e das comunidades…o dia da RAÇA!!!
Não que eu tenha algo contra esse termo, raça, alias Portugal é um dos únicos países que pode falar em raça, uma vez que somos feitos de um grande caldeirão de raças e no nosso sangue circula lado a lado os genes do mais puro ariano, do mais escuro negro de África, índio do Brasil e de todos os povo da Ásia!
Nos portugueses, temos, por direito a possibilidade de falar em dia da raça, mas todos nos sabemos as implicações que tal definição tem, do ponto de vista histórico e social…não que eu tenha algo contra, aliás acho …acho não tenho a certeza de que actualmente se esta a dar uma visão mais correcta do período fascista em Portugal, cada dia vemos a lavagem das personalidades de Salazar e todos os outros membros do Estado Novo e de toda a estrutura politica instituída pela constituição de 1933.
Sinceramente cada vez sinto que a definição de “orgulhosamente sós” estaria correcta e do ponto de vista socio-económico seria a única salvação para o estado de coisas a que estamos sujeitos…mas isso já são outros macaquinhos
Agora fica somente a nota: sua excelência o presidente d republica eleito democraticamente por sufrágio directo e universal, reutilizou uma expressão que já não era usada a mais de 34 anos, como tal amanhã será o Dia da Raça!
Sim, eu sei que todos temos macaquinhos tristes…mas o senhor presidente podia ter mais cuidado com os deles!
Sim, porque todos nós temos macaquinhos no sótão!

2 comentários:

Jamile Gonçalves disse...

É... Concordo contigo quanto ao cuidade de um Presidante ao selecionar as palavras que utilizará...
Mas ressalto que nó também tmos que ter cuidado.
Você utilizou um vocabulário taão chulo quanto, ao dizer que "somos feitos de um grande caldeirão de raças"

Atenção!;)

Faroleiro disse...

bem, meu caro, nós quando andamos na escola aprendemos logo aos 10/11 anos que a populaçao da peninsula iberica foi iniciada com uma mistura de Celtas/Iberos/godos/visigodos/romanos e mais tarde com as populaçoes muçulamanas vindas do norte de africa eo qula se juntou os sempre presentes judeus.
mais tarde a essa mistura de raças, que sim sao raças diferentes por definiçao, graças aos descobrimentos portugueses ( leia-se escravatura e similares) form intruduzidos em portugal povso negros, indios, asiaticos, e todos os demais...dai se aplicar com toda a justeza o termo grande caldeirao de raças...por cá é assim!
se noutros sitios se assumem como arianos dos sete costados...bem isso é convosco!

e o vcabulario nao é chulo, chulo é calam para prochenta...e eu nao estou nesse ramo