sábado, 15 de março de 2008

O Saramago não faz revisao de texto!


Se existe coisa que eu detesto é fazer revisões de texto!
Como já te deves ter apercebido os meus textos estão pejados de erros e coisas assim, por muito que tente não os cometer eles são intrínsecos na minha pessoa, alias até esta patologia esta já relatada por diversas vezes no meu processo escolar.
Como tal tenho sempre que rever os meus textos vezes sem conta, como se isso desse resultado algum! Mas pronto… hoje lá comecei a saga de rever os primeiros capítulos do meu próximo livro. O que até não me custa muito se no fim, em vez de ter verificado a ortografia e a forma, tinha antes acrescentado mais de cinco paginas aos capítulos!
Resultado, em vez de não ter erros tem mais parágrafos pejados de erros!
O livro que vai sair entretanto teve que ser revisto pela minha editora, pobre Maria João!, uma centena de vezes e por esta altura estará um revisor a rever tudo para se fazer as últimas provas…
Bem isto é muito complicado! A minha editora já me avisou que eu tenho de ter mais cuidado, mas por mais cuidado que tenha eles acabam por surgir, se não são os brutais que o Word assinala logo, passa a ser uns de tal maneira subtis que eu nada consigo fazer… é patológico não é desvario.
Não consigo fazer as revisões, não sou capaz! Mas lá as tenho que fazer!
Terei que acabar por arranjar um prontuário ortográfico, mas mesmo assim não sei…
Ainda me lembro da cara das minhas caras professoras de português sempre que me davam um teste ou algum texto:
“ – Até esta bom Jaime… mas só tens esta nota (normalmente entre 11 e 13) por causa dos erros…”
Depois o exame! Tudo brilhante! Resultado…12,8 …4 valores descontados!!!
Mas não me importo!
Todos aqueles que me apontam os erros só se revelam, mostram que se prendem mais na forma do que na beleza e no sentimento do que se escreve… não é assim que se deve fazer! Não é assim que se faz!
Até o José Saramago teve, ou tem, este mesmo problema…mas não acredito que seja ele a rever os seus textos… mas é muito triste, mas eu agora estou muito melhor, mas não o suficiente!
Nos meus macaquinhos não me interesso por isso! Escrevo todo no Word…o que ficar com a risca a vermelho eu corrijo…o resto….deixo a tua imaginação…aos teus macaquinhos no sótão
Sim, porque todos nós temos macaquinhos no sótão!

2 comentários:

Menina Ochoa disse...

Por acaso também padeço desse problema, tendência para os erros, chega a ser tão ridículo que eu sou capaz cinco vezes a mesma palavra num texto de 5 maneiras diferentes!!!
Enfim, isto até seria engraçado e não grave se eu não estivesse no último ano de Ciências da Comunicação!!!

Faroleiro disse...

a serio?!
:)
nao es a unica?! e estar meia hora pensar de é tudo ou todo...se é com c, s, ss, z ou ainda com ç?!
bem j anao sou o unico! e isto nao tem cura!
com a pratica vaisse corrigindo alguns mas isto é cronico!!!
como uma psicologo escreveu num relatorio que me fez " sobre de uma desortografia algo grave com periodica, variando com os estdos de humor!" genial!!!
lolol
mas o pessoal tem é que começar a ver a genealidade para lá dos erros!!!
lolol
=)