sábado, 3 de maio de 2008

A verdade da Cigarra e a Formiga.


Com toda a certeza que te lembras daquela fabula que sempre nos contam enquanto somo crianças, e mesmo quando não somos insistem-nos em contar, que é a historia da “Cigarra e a Formiga”.
Mas a presente história encontra-se totalmente desvirtuada da original, de tal maneira alterada que até a sua moral foi invertida! Se tu perguntares a alguma criança qual é a moral dessa história ele vai-te dizer que é “ não se deve estar sempre a cantar, também se tem que trabalhar”, mas na realidade a historia não é assim!
Encontrei, no meio dos meus velhos livros uma versão que deve se aproximar muito da original e que passo a citar muito resumida:
“ A Cigarra, depois de passar um Verão inteiro a cantar para as formigas enquanto estas trabalhavam vê-se me pleno Inverno, sem nada para comer, enregelada sem casa. Vai bater à porta do formigueiro pedir auxílio. A formiga abre-lhe a porta é fala-lhe:
– Claro que te damos! – exclamou logo a formiga o ver a cigarra faminta e cheia de frio – Tu passaste o Verão todo a cantar para nós! Foi graças a ti que conseguimos armazenar os nossos alimentos com alegria! Entra! Entra e vem sentar-te à mesa connosco, e passarás o Inverno a cantar para nos!
E a cigarra entrou para o quentinho do formigueiro comeu com as formigas e mal se sentiu melhor pegou no alaúde e tocou, tocou e tocou até chegar a primavera. Enchendo as formigas de alegria durante o longo e frio Inverno”
Então o que me dizes? Completamente diferente!
Pois, e esta moral diz-nos outra coisa “ se alguém nos “alegrou” enquanto nos trabalhávamos também ele deve se sentar nossa mesa, pois também ele trabalhou para nos alegrar no nosso trabalho!”
Sim, esta é que é a versão original que andava aqui a pular no meio dos meus macaquinhos ! E outro moral: “ não alterem as historias antigas, o Pinoquio morre mesmo, enforcado por seu mal comportado, o capuchinho vermelho não é salvo, assim como muitas estorias que e contam às crianças desvirtuadas e incorrectas! Parem com oralidades bacocas e façam macaquinhos como deve ser na cabeça das criancinhas!Ah e ajudem quem vos alegra!
Sim, porque todos nós temos macaquinhos no sótão!

Sem comentários: